sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Carimbos, placas e yada yada.

Olá.
Tudo?
Tudo!
Desde que descobri as placas para carimbar unhas pela primeira vez, que tenho com elas uma obsessiva relação de amor / ódio. Amor por motivos óbvios. São estampas cute, que podem dar origem a resultados surpreendentes na unha e tal, e isso é coisa para me interessar por demais. Ódio porque sempre que as usei saiu-se-me uma real cagada nas unhas.
Nessas alturas uma pessoa profere a incontornável frase: não tenho jeito nenhum para isto do carimbar.
Mas bebés, muita calma nessa hora! Aquilo que a vossa deusa vos vem hoje mencionar, pode bem mudar a vossa vida para todo o sempre.
Bom, talvez não mude a vidaaa, mas muda pelo menos a percepção que podemos ter das nossas próprias capacidades artisticas.
Uma coisa que vos preciso desde já dizer é que há tantos vectores diferentes na nobre arte da carimbação, que vocês são, talvez, o menor dos factores Deu-Merda presentes no resultado final.
Primeiro: a placa em sí.
Esta só eu descobri há pouco tempo atrás. Na minha visão infantil das coisas, as placas são todas iguais. Todas funcionam. Só nós é que podemos não funcionar com elas, mas o material tem sempre razão.
Pois bem: falácia! Há placas que sinsanhora, colaboram, e há placas merdosas que nunca nos vão deixar brilhar no carimbation-mode.
Se a estampa tiver sido gravada funda demais no metal, o verniz empoça lá e depois a imagem fica esborratada na unha. Se ela for demasiado superficial, nunca vai entrar nos seus recantos gosma suficiente para formar a imagem completa.
Então, ponto 1, a placa tem QUE ESTAR BEM GRAVADA para que a coisa funfe.
Free Image Hosting at www.ImageShack.us
Conseguem ver a fundura da estampa?
As placas mais conhecidas são as da Konad, mas essas são caras como o ráio e hoje em dia temos boas alternativas às mesmas.
As minhas placas de eleição são as da Cheeky e as da Bundle Monster. Tanto umas como as outras são vendidas em kits de cerca de 21 a 25 placas e, em ambos os casos, tanto a qualidade quanto a originalidade das estampas tem vindo a crescer.
Free Image Hosting at www.ImageShack.us
Placas Cheeky

Free Image Hosting at www.ImageShack.us
Placas Bundle Monster
As placas costumam vir cobertas com uma película plástica que as protege durante o transporte (evita que risquem), e essa película precisa ser retirada antes de começarem a carimbar, senão no deal.
Segundo: a gosma com a qual se carimba.
Se o visco for demasiado ralo, pouco pigmentado, yada, yada, o resultado será certamente mau. Há no mercado vernizes próprios para carimbo, mas eu só comprei o preto e o branco, da Essence aliás.
São vernizes que são mais caros que os normais e que, muitas vezes, são maus de limpar da própria placa e da pele em torno das unhas. Aquilo que vocês podem / devem fazer, é ir experimentando vernizes que tenham aí por casa. Alguns carimbarão ainda melhor do que os "próprios" para o efeito. Por norma, metálicos carimbam sempre bem.
Terceiro: o próprio carimbo.
Esta agora é que é de fazer saltar as Ohanas a uma pessoa! Andei eu a carimbar MAL e PORCAMENTE uma vida inteira, crente que todos os carimbos eram maromenos a mesma coisa, quando se me descubro que "patos e pardais, não são todos iguais"! Fiquei semi-comatosa ao ver o carimbalhão (engraçado como o sufixo lhão deixa tudo com um ar tão ordinário!) da Kelly Negri!
Atirei-me ao E-bay, consegui o meu e, quando chegou, o meu cérebro explodiu! Mas explodiu violentamente e atirou com pedaços de bolbo raquidiano de uma maneira multidireccional!
Sei-vos dizer que é QUASE IMPOSSIVEL não carimbar bem com este carimbo.
Free Image Hosting at www.ImageShack.us
Ao contrário dos carimbos tradicionais (aqueles com aquela almofada rosa, dura, lisa), este carimbo é de silicone. Para já é GIGANTE o que nos dá muito mais liberdade na hora de transferir as estampas. Depois ele é viscoso, e a modos que chupa a imagem e a retira na perfeição das entranhas da placa. Ele é uma espécie de Blandy Blub (referência para velhotas like me) mas mái rijo. Uma vantagem ENORME dele, é que eu não preciso de o limpar entre carimbadelas com acetona. Basta usar fita cola que ele fica limpinho! Só por esse detalhe de classe, já valeu o dinheiro.
Quarto e último: por incrivel que pareça, o raspador.
As placas originais, as Konads da vida, vinham com o raspador de metal. Ora muita gente abandonou o dito porque ele estraga demais a superfície da plaquinha e etc, e um de plástico faz o mesmo efeito sem estragar a dita.
Eu fui daquelas que pegou no raspador metálico e o mandou para o lixo.
Não deixa de ser verdade que um raspador de plástico funciona e deixa a placa bonita durante mais tempo. No entanto há desenhos que, pela sua minúcia, só conseguem ser bem estampados quando se usa um raspador de metal para os limpar. AGORA é que eu descubro essa! Obrigadinha! Vou ali à lixeira ver se o meu raspador ainda não se degradou, porque agora que eu QUERO um de metal é que não encontro nenhum, e sou furra demais para comprar outro no E-bay.
Free Image Hosting at www.ImageShack.us
Cheeky CH38

Free Image Hosting at www.ImageShack.us
Cheeky CH40

Free Image Hosting at www.ImageShack.us
Cheeky CH32
Free Image Hosting at www.ImageShack.us
Cheeky - CH46

Free Image Hosting at www.ImageShack.us
Cheeky CH46

Free Image Hosting at www.ImageShack.us
Bundle Monster - BM-201

Free Image Hosting at www.ImageShack.us
Bundle Monster - BM-302

Free Image Hosting at www.ImageShack.us
Bundle Monster - BM-309

Free Image Hosting at www.ImageShack.us
Bundle Monster - BM-315

Free Image Hosting at www.ImageShack.us
Cheeky - CH8
Free Image Hosting at www.ImageShack.us
Cheeky - CH6

Free Image Hosting at www.ImageShack.us
Cheeky - CH46
Nota final para vos deixar com umas dicas: • Aplicar sempre uma ou duas camadas de topcoat na unha, ANTES de aplicar o carimbo. Conseguem-se duas coisas: isolar a cor de base para que a cor da estampa sobressaia mais e, caso se carimbe mal, pode-se retirar só o carimbo com um bocadinho de acetona e tal, sem estragar a base.
• Quando se consegue um bom carimbo, no final convêm aplicar topcoat para finalizar. Assim se sela a estampa, evitando que ela descasque, mas também se dá um ar mais polido à coisa.
• Mas cuidado com o topcoat. Façam experiências antes de partir para a carimbadela oficial, porque há topcoats (muitos) que arrastam e borram os carimbos.
• Depois que encontrem um bom (o da Cliché funfa maravilhosamente) ponham uma quantidade generosa de gosma no pincel e banhem a unha no visco, fazendo o menor número de passagens possivel.
Na segunda camada (se a quiserem aplicar) já se podem dedicar a perfeccionismos, que a estampa já vai estar protegida.
Free Image Hosting at www.ImageShack.us
Cheeky - CH50 - a estampa que vão ver no video.
E é isso. Agora dediquem-se a experimentar várias combinações de cor e estampa e acabamentos e etc. Com as ferramentas certas, tudo se torna fácil.

P.S.: TANTO AS BM QUANTO AS CHEEKY SÃO VENDIDAS NO RESPECTIVO SITE DE CADA MARCA OU ENTÃO ATRAVÉS DA AMAZON.
O CARIMBO NÃO HÁ UM VENDEDOR ESPECÍFICO, PELO QUE NÃO POSSO MENCIONAR LINKS. É IR PROCURANDO XXL STAMP NO E-BAY.
GRATA PELA ATENÇÃO. 

43 comentários:

Carla Gonçalves disse...

Olha... então eu gostava tanto de ver o vídeo, e o maroto diz que é privado??? Raios!

Ana Catarina disse...

Também não consigo ver o video... :/ Já estou para te perguntar há algum tempo isto, onde arranjaste as placas da Cheeky?

Beijinhos,
Ana.

http://osviciosdaanacatarina.blogspot.pt/

Leila Duarte Costa disse...

Olá eu também queria ver o vídeo mas não consigo ... eu adorei suas dicas. Bjs

Beatlemarta disse...

Vejam lá agora, bebés.

As placas vendem-se no site das próprias marcas ou então pela Amazon :)

Unknown disse...

Ohhh! Tão lindas! Acho que mesmo seguindo as tuas indicações, as minhas unhacas nunca hão-de ficar tão lindas.

Ah, sigo-te!
http://osvernizinhosdalala.blogspot.pt/
***

Iva disse...

Oi, Marta!

Super-super essa postagem!
Amei as dicas!!! Também adquiri esse carimbão por causa das estampas grandes.
Meu problema maior era na hora de passar o TC e borrar tudo (dá uma raiva!!!). Até que uma menina me ensinou a não arrastar o pincel e voilà!!!
Eu gosto dos raspadores de metal, mesmo com o perigo de arranhar a placa. Porque há estampas que só com ele fica perfeita a raspagem... Mas com o tempo, ele vai entortando (isso eu reparei outro dia).
Parabéns pela postagem!!!
Bjks,
Iva :)

Jeanne Laísa disse...

Aaaaaa quanto amor!
O que é aquela carimbada com as estrelinhas da CH46?! Queroooooo, chega logo Cheekys suas malvadas, torturadoras de Jeanne. Unf!
Martinha, qual esmalte holo que vc usou pra carimbar naquela foto com esmalte azul e CH46?
Excelente post, sem o que tirar e nem por.
O meu raspador de metal só não joguei fora porque sou pão dura e fico achando que posso precisar dele, pelo jeito... Ahahahaha
Bj bj

Miminhos disse...

Opa, adorei o teu vídeo!!! Tu tens aquela pancada equilibrada que eu tanto gosto!

Beatlemarta disse...

Jeanne Laísa: o holo é o 2Nite da China Glaze :)

Sara disse...

Marta, eu sou uma fã-leitora assídua mudam, mas não mauguento sem te dizer isto: há raspadores de metal nos cheneses, tá? Eu uso o meu good old boy Konad (quero lá saber que risque a placa desde que não estrague os desenhos) e nunca o troquei por um de plástico :)

Beatlemarta disse...

Ah Sara, eu bem os via nos cheneses. Mas agora não mais. Agora até nos cheneses é tudo de plástico. Pelo menos nos chineses AO PÉ DE MOI.
E eu PREFIRO de plástico mesmo. De metal só para as estampas mais paneleirotas... :D

Denise13 disse...

Adorei o vídeo, mas nunca pensei que tivesses uma voz tão de senhora :) Deve ser porque me divirto tanto a ler isto que pensei que a tua voz tinha que condizer com o conteúdo, nem sei! Estou verde de inveja das unhas e desse bendito carimbo que já vou pesquisar no Ebayzinho! Parabéns pela esmaltadas 5*!

Beatlemarta disse...

Denise: Voz de SENHORA? ahahahahahhahaha, eu??? Voz de bagaço, isso sim! (coisa que já se coaduna com a imagem mental que tinhas de mim. ahahhahah)

Carolina TheLacquerAddict disse...

Não sei se já tinha comentado algum post, mas já sigo o blog há algum tempo (mesmo antes de ter o meu blog, vinha aqui espreitar) e desta vez este post merecia mesmo o meu comentário. NUNCA, mas mesmo nunca consegui carimbar nada de jeito e por isso mesmo deixei de tentar carimbar. Acabava sempre chateada e irritada a pensar que o problema era meu porque tanta gente usava estampas lindas. Tenho o carimbo rosa, exactamente ao que usaste no vídeo e pelos vistos o problema não é meu! Ao menos isso...
Estou muito, mas mesmo muito tentada a mandar vir esse carimbo do ebay. Tenho que te agradecer por nos dares a conhecer esse carimbo que faz maravilhas.

Beijinhos :)
http://unhasvernizes.blogspot.com

Ines disse...

Mas o que é este vídeooo?
Sério eu amei! É tão bom "re-ouvir" essa vozinha <3.
Já encomendei meu carimbão, e enquanto ele não chega, vou me virando com um bem menor, mas no mesmo estilo desse (depois posto fotinho dele), o da konad, quem diria, achavamos o melhor dos carimbos e pataquada a quatro e na verdade nem é tudo isso! Até as plaquinhas... não valem o preço, tendo em vista estas cheeky (q logo encomendo) e as novas BM.. que confesso tou apaixadíssima!

Martinha fica com Deus e até loguinho! Espero que um dia eu volte aí pra te rever! Saudades ever!

Grande Beijo!!!

Denise13 disse...

Não queria chegar a tanto, mas com esse teu comentário estou a sentir-me semi-autorizada a concordar! Não é isso, talvez pela maneira cómicacomo escreves associei na minha cabeça que tivesses voz de Batatoon ou Bozo, não sei explicar esses vieses da minha mente retorcida!

Beatlemarta disse...

UNHAS E VERNIZES: olha que FOFA!!!!!!!
É por comentários como esse que tenho o trabalhão que tenho com isto.
Que é tudo uma grande palhaçada e tal, mas que uma 'ssoa perde um tempo do catano com isto, lá isso...
Obrigada pelo comentário e força na encomenda do carimbo!

Ines: sem palavras! Amor puro ♥

Denise: Batatoon???? Alto e para o baile!!!!!!!!!!!
ahahahaha, que horror!!!!!!

Daniela Leonel disse...

Marta você fez esse post pra acabar comigo, né? Estou babando nessas carimbadas.
Beijo

RoseBoxBlog disse...

muito lindas as suas carimbadas! realmente nem sempre é fácil carimbar, tem dias que não sai de jeito nenhum e tem outros que parece que somos profissionais na carimada rsrs!
bjoo

Tiemi
rosebox.blogspot.com

Ana disse...

Espectáculo... eu ainda estou na fase de ficar com a unhoca toda esborratada cada vez que toco nos carimbos...
Já agora, podes por um link para onde se pode comprar esse super carimbo mágico?
Beijocas,
AnaT

Unknown disse...

que coisa mais linda essas combinações de carimbo...
arrazou mesmo!!!
adorei o video tb!!!

coisasqueugosto disse...

Oláaaaaaaaa

Bom em primeiro lugar obrigada pelo post de serviço público, pois eu viva na mesma agonia que tu ao pensar que de facto não tinha nascido propriamente para fazer carimbos com as placas e tal. Eu não tenho essas placas, tenho umas do chinês e até funcionavam mais ou menos. O problema é que eu escolhia os vernizes errados para a questão dos carimbos, e digamos que não utilizava essa piquena violência de correr o verniz com o raspador. Armava-me em xonhinhas e altas delicadezas e dava porcaria - obviamente. Com este post tornei a ser uma gaja dos vernizes feliz, capaz de fazer algo com as ditas placas e carimbos! Opá mudaste a minha vida! LOL

Agora a sério Marta, obrigada pelo post, pois as dicas do TC, de verificar se as placas são assim ou assado são aqueles contributos que algumas pessoas não de dignam a fazer e neste caso obrigada pela tua generosidade em partilhares a tua descoberta conosco!

Fui logo a correr carimbar-me toda! UUUUUUUUUUUUUUH e consegui :D depois mostro no blog, dás-me autorização para colocar o link deste post para as pessoas que ainda não conhecem o teu blog verem???
beijinhos

http://coisasqueugosto-coisasqueeugosto.blogspot.pt/

sofie disse...

Parabéns. O post está magnifico, o único senão foi que já me fêz gastar €€€€...claro que já encomendei o carimbão, apesar de me conseguir desenrascar com o da Konad. E já ando a sonhar com as Cheeky para se juntarem á minha coleção. Beijokas

sofie disse...

Parabéns. O post está magnifico, o único senão foi que já me fêz gastar €€€€...claro que já encomendei o carimbão, apesar de me conseguir desenrascar com o da Konad. E já ando a sonhar com as Cheeky para se juntarem á minha coleção. Beijokas

coisas da Ale disse...

era tudo que precisavam aulas de carimbos agora vou tentar, obrigada

Sam Urbach disse...

DUREX! MARTA GENIA!!!!

Mafaldinha disse...

Marta oláaaaa! epa olha amei pq a mim acontece exactamente o q te acontecia. eu achava q isso dos carimbos nao era pa mim, vais a ver é mesmo da porcaria do material... thanks... olha (# como se estivesses a ver.. lol) eu adoro o teu blog epá uma pessoa aprende e ainda se diverte c as coisas q dizes!!! adoooooooorooooo

Anónimo disse...

UAU! Lindos, tudoo tão lindo.
O que é essa corujinha mulher? ameeeeeeeeei


Beij:*nhos, Tamara
http://queesmalteusohoje.blogspot.com/

Unknown disse...

Agora vou ver se resgato meu raspador de metal... tinha desistido de usá-lo pq estragava as placas XL, só usava cartões de infidelidade :-)
Muito, mas muito obrigada pelas dicas!
Bjs :-***

Rossana Baptista Queiroz disse...

Olás,
tu finalmente me convenceste de que não sou eu a culpada desastrada que não consegue carimbar (pelo menos, em parte, hehe). Eu já tinha visto a dica da Kelly do carimbo de silicone, mas o teu vídeo me convenceu mesmo, mostrando a diferença. Já fui no e-bay e encomendei o meu, huahuahua. :D :D :D
Abraços, curto muito teu blog!

Carla disse...

Olá Marta :)
Parabéns pelo teu trabalho. Em primeiro lugar queria esclarecer uma coisa...és brasileira de gema ou tuga? :P tenho essa dúvida desde que te sigo..mas aposto no Brasil ;)
O carimbo já encontrei no ebay e vou comprar de certeza..queria era pedir o link das Cheeky..pois desentendi-me com o site e não as encontro :/

Beijinho :)

Beatlemarta disse...

Sniffff.... é mesmo para ter comentários assim que a bebé se farta de trabalhar pro bono, neste blog dos infernos.
Sim, guéls, sei bem como é essa frustração que vocês também confessaram experienciar aqui.
Mas não! O problema não é vosso!! É do material e é das blogueiras que mentem relativamente aos resultados obtidos e à suposta "facilidade" com que os obtém.
Contem com esta vossa amiga para vos por sempre a par das suas piquenas descobertas.

Oh Carla, alguma vez eu era brasileira? Basta ver as concordâncias dos meus textos, para ver como seria impossivel eu não ser algo que não seja alfacinha de gema! Homessa!
Sem contar com o VÍDEO, onde se ouve perfeitamente que isto nunca seria uma pessoa que já perdeu o sotaque.
Link para a Cheeky... aconselho escrever "Cheeky" no FB, que na página deles há tudo para que se possa comprar os produtos :)

Jeanne Laísa disse...

Obrigada Marta!!! Beijo.

Jeanne Laísa disse...

Obrigada Marta!!! Beijo.

Jaqueline disse...

Adorei uas carimbadas Marta, ficaram perfeitas.
Eu ainda não me adaptei ao meu carimbão, pois o silicone solta demais ;( fica sempre na palquinha ele kkkkk bjs linda
Esmaltices da Jaque

Unknown disse...

O video é muito bom, mas acho que você devia tentar falar um pouco mais devagar pq vocês de Portugual falam a mesma língua que nós brasileiros, porém com um pouco mais de sotaque e quando você falam rápido assim algumas palavra parece que são "engolidas" e eu particularmente não entendi muitas dessas e ficava voltando várias vezes pra entender e de nada adiantava. Desculpe qualquer coisa, mas amei o blog, ele é lindo e eu tive conhecimento dele pelo Esmaltes da Kelly. Obrigada pelo espaço. Elizabeth Regina.

Beatlemarta disse...

Elizabeth Regina: EUUUU não tenho sotaque.
Sou lisboeta, nascida na capital de Portugal. Pela LÓGICA sotaque da minha lingua tem toda a gente que não seja alfacinha de gema. ahahaha...
Quanto ao resto, agradeço a sua crítica construtiva, mas é contra tudo aquilo em que eu acredito deixar de ser eu para que me possa mais facilmente massificar.
Quando a gente aqui vê as novelas da Globo, a gente tb treina o ouvido de modo a entender que porra é uma "quenga, óxente", então eu acredito que tudo seja uma questão de prática.
Aliás, lanço um repto a todas as blogueiras portuguesas para que façam toneladas de videos de modo a que a nossa voz "inunde o mercado". :D

Anónimo disse...

Olá, Marta
Conheci hoje seu blog e adorei. Nunca carimbei e agora fiquei com vontade. Você é muito divertida e gentil. Espero poder sempre dar uma passadinha por aqui. Beijos do Brasil. Soraya

Beatlemarta disse...

Ah Soraya!!!!!!! Que fofa!!!!!
Beijos portugueses para vc também, e eu prometo que rapo o bigode para não te picar com ele! ahahaha....
Volta sempre! ♥

Bárbara Rosa disse...

Amei o post.
Eu quis me matar quando comprei essa bendita placa e nao consegui carimbar nadica de nada.
Ja vasculhei o E-bay e não consegui achar esse bendito carimbo. HELP ME PLEASE!!!

Martinha disse...

Olá Marta podias-me deixar o link de onde compras as tuas bundle monster ? Já tentei encontrar no google mas não encontrei que mandassem para portugal . *

Beatlemarta disse...

Bárbara Rosa, Martinha, adicionei um PS ao post acerca de links.
Do carimbo não posso ajudar, tens que ir procurando.
Das placas, são compradas nos próprios sites e enviam para todo o mundo.
Basta procurar BUNDLE MONSTER ou CHEEKY no Google.

Martinha disse...

http://loucaaporvernizes.blogspot.pt/2012/10/o-tal-fofinho-por-que-tanto-esperava-o.html !! OBRIGADA PELAS INFORMAÇÕES !!